A província angolana de Malanje registou de Janeiro a Outubro mais de 100 casos de violência doméstica e sexual contra mulheres e crianças e, na maioria dos casos, os autores estão foragidos ou impunes.
Your browser doesn’t support HTML5
O Governo angolano, através da Rede de Mulheres Polícias de Angola (REMPE), lançou nesta terça-feira, 29, a operação “Basadi”, visando combater e prevenir novos casos.
A presidente da REMPE em Malanje, inspectora-chefe Teresa José Manuel, admitiu que serão “detidas responsabilizadas pessoas a monte por crimes ligados à família”.
Duas a três mulheres ou crianças são semanalmente vítimas de violência sexual na província.
Teresa José Manuel garantiu que progenitores e parentes próximos são potenciais violadores sexuais, que se aproveitam da crise social que afecta milhares de famílias e a perda de valores crescente na sociedade.
“Os criminosos estão atentos, os criminosos têm um novo modus operandi, eles já não violentam só meninas, também têm estado a violentar rapazes”, confirmou a responsável.
Mais de 150 mulheres policias dos órgãos do Ministério do Interior, estarão envolvidas na campanha que encerra na sexta-feira, 30.