A zona de Mueda, na província moçambicana de Cabo Delgado, foi atacada por rebeldes e a situação permanece confusa no terreno porque as comunicações foram cortadas, na tarde desta quinta-feira, 15 de Abril.
Fontes na província de Cabo Delgado confirmaram à VOA o ataque, sabendo-se que uma torre de comunicações da Movitel terá sido derrubada, uma táctica frequentemente usada pelos rebeldes que operam na província.
Informações não confirmadas falam em corpos decapitados, mas até agora as autoridades mantêm o silêncio.
Veja Também Antigo bispo católico de Pemba diz ter sido ameaçado de morte pelo Governo de MoçambiqueOutras informações apontam que os rebeldes terão atacado a aldeia de Cheba, a pouco mais de 10 quilómetros de Mueda, mas devido à falta de comunicações desconhece-se se as informações sobre o ataque a Mueda se referem a esse ataque ou se terão sido duas operações distintas.
A confirmar-se o ataque à localidade de Mueda, ele se reveste de um grande simbolismo porque foi aí que a Frelimo, actual partido no poder, iniciou a luta de libertação nacional contra a dominação portuguesa em 1964.
Veja Também Cabo Delgado: Conflito movido por aliados do Estado Islâmico coloca cerca de um milhão de pessoas em risco de fome severa