Reacende-se disputa sobre o trono do reino Bakongo-Bayaka

Rei Muana Uta Antonio Charles

Antigo governador do Uíge ameaça acção judicial após ter sido acusado de proteger o actual detentor do trono na disputa

A tomada de posse do Conselho da República em Angola fez eclodir de novo o conflito sobre a legitimidade da liderança do reino Bakongo- Bayaka, arrastando para o debate o ex-governador do Uíge Paulo Pombolo.

Your browser doesn’t support HTML5

Conflicto no reinado Bakongo Bayaka 3:29

Os conflitos sobre a liderança do reino Bakongo-Bayaka tiveram início em 1999 com a morte do Rei Nkianvo Luvunga Mbuia Calumbo, e reacenderam-se agora com a tomada de posse do Rei António Charle Muana Uta, como membro do Conselho da República de Angola..

João Mbuia, que diz ser o representante legal do reino Bacongo Bayaka, por alegadar ser o filho legítimo do Rei Nkianvo Luvunga Mbuia Calumbo, põe assim em causa a lidenraça de António Charle Muana Uta, reconhecida da pela autoridade governamental.

Em entrevista à VOA, Mbuia acusa António Charlie Muana Uta de ocupar ilegalmente o poder e acusa o ex-governador do Uíge Paulo Pombolo de proteger António Charles Muana Uta, no trono.

Mbuia disse que Pombolo “não quis ouvir” as reclamações sobre a legalidade do Rei António Charles Muana Uta.

“Ele, escondendo-se atrás do nosso glorioso MPLA, e arrogando o nome de governador, fez o que queria”, disse João Mbuia, quem acrescentou ter ficado agora “inquiet, quando “esse indivíduo aparece na imprensa a se exibir em nome de rei Bayakas enquanto não é isto”.

“Desde que morreu até hoje, o espaço do Rei Bayaka, continua vazio, e nós continuamos a aguardar até que o Governo crie condições para trasladar os restos mortais do jazigo municipal do Uíge até à sede do Rei no Kuango Calumbo no município de Kimbele”, continuou Mbuia que diz ser essencial para se cumprir os rituaiis´e ele ser investido coo sucessor.

“Essa é a nossa preocupação”, acrescentou.

António Charlie Muana Uta, o actual Rei dos Bakongo Bayakas, empossado recentemente como membro do Conselho da República, disse que “o João não é filho legítimo do Muana Uta, nem o pai Luvunga Mbuia que é o filho do Muana Uta”.

“É filho de Ibula,que é filho de Naweji que reinou no Congo Democrático e essa familia até hoje governa no Congo", afirmou.

“O Rei Muana Uta Cabamba recebeu o Ibula aqui na República de Angola como sobrinho, o filho legítimo é o actual rei que está no poder, Antonio Charle Muana Uta e estou aqui”, acrescentou.

Em declarações à Rádio Ecclésia, o antigo governador, Paulo Pombolo afirmou que vai intentar uma acção judicial contra João Mbuia.

“É uma acusação muito grave porque, acho que não podemos olhar isso de forma impávida”, disse Pombolo, que disse desconhecer "esse senhor Mbuia".