Quase 40 pessoas foram presas e sete outras feridas durante manifestações hoje nas localidades do Cafunfo e Calemba Mulemba na Lunda Norte.
Your browser doesn’t support HTML5
A manifestação tinha sido convocado pelo Movimento do Protectorado das Lundas que luta pela autonomia da região mas ontem à noite, a direcção do movimento liderado por José Mateus Zecamutchima, tinha decidido cancelar o protesto devido ao que descreveu de presença massiva de militares armados nas vilas, cidades e bairros da zona.
Contudo muitas pessoas saíram ás ruas pela manhã de hoje e segundo o líder do movimento as forças de defesa e segurança responderam ao protesto popular com tiros e explosão de granadas.
As autoridades prenderam 38 pessoas
O balanço provisório revela não haver por enquanto perda de vidas humanas, embora um número não especificad de pessoas até a este momento esteja dada por desaparecida.
Esta é a quarta manifestação convocada pelo Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, exigindo respeito pelos direitos humanos e autonomia da região que segundo reivindica abrange as províncias do Cuando Cubango, Lunda Sul, Moxico e Lunda Norte respectivamente.