O Partido de Renovação Social (PRS) denuncia a extração ilegal de diamantes por parte de elementos da polícia e das Forças Armadas Angolanas (FAA) na região diamantífera do Cuango, na Lunda Norte.
Your browser doesn’t support HTML5
O comando municipal do Cuango desmente a existência de grupos organizados de garimpeiros integrados por efectivos da corporação.
O representantedo PRS na região, Alex Narciso, disse à VOA ter surpreendido na segunda-feira, 5, membros das FAA e da Polícia Nacional a extrair diamantes numa mina que se situa a cerca de seis quilómetros da sede do município do Cuango, chefiados por um inspector identificado por Zeferino, comandante de uma esquadra local.
A mina em causa, diz a mesma fonte, está localizada num terreno pertencente a um soba local conhecido por “Fama”, a quem os garimpeiros pagam pela autorização do garimpo cerca de dois mil kwanzas cada.
Entretanto, uma fonte do comando municipal da polícia do Cuango desmentiu a existência de elementos da corporação implicados em tais actos.
A fonte, na condição de não ser identificada, acusa os responsáveis do PRS de fabricarem factos, mas admitiu ser “complexa e complicada” a situação de extracção ilegal de diamantes na região.