Mais de 60 jovens integrados no projecto Terras do Futuro na província angolana de Kwanza Sul dizem que estão a pagar enormes dividas de fundos para o projecto que nunca receberam.
Your browser doesn’t support HTML5
Indicam que a dívida atinge agora quase 1,5 milhão de dólares, excluindo juros que ascendem a dezenas de milhar de dólares.
O projecto Terras do Futuro foi lançado em 2009 e,era uma promessa para a produção de cereais em Angola.
Cerca de 50 engenheiros recém saídos das universidades foram recrutados no país e com eles foi adquirida maquinaria de ponta para o efeito.
O projecto tinha reservado para o efeito 250 hectares e visava atrair jovens formados em agronomia pelo Instituto Superior Politécnico do Kwanza Sul.
Um deles, Márcio Falcão, disse que a dívida está em seu nome e tem de que pagar esse dinheiro.
Outra vítima da situação é o engenheiro Samuel que disse que ninguém teve acesso ao dinheiro e que “apenas recebemos 200 mil kwanzas#
Por terem abandonado as fazendas, as consequências começaram a ser sentidas com casas vandalizadas, muito capim e maquinaria abandonada.
O presidente do Conselho de Administração do projecto Terras do Futuro, Manuel João, que recusou-se a prestar qualquer declaração para aos fazendeiros e imprensa, bem como os técnicos do BDA que visitaram o projecto.
Ouça a reportagem:
Your browser doesn’t support HTML5