O primeiro carregamento de cobre da República Democrática do Congo (RDC) com destino aos Estados Unidos deixou já o porto do Lobito em Angola, anunciou a companhia Trafigura que faz parte do consórcio que controla o Lobito Atlantico Railway (LAR, na siglas em inglês).
Veja Também Corredor do Lobito coloca Angola na rota do seu minério e confirma vazio na produção nacionalO carregamento está a caminho do porto de Baltimore, no Estado de Maryland, depois de ter chegado ao Lobito no passado dia 19 e segue-se a outros carregamentos já anteriormente feitos para a Europa e Ásia.
Veja Também Estados Unidos planeiam aumentar investimentos no Corredor do LobitoA Trafigura disse que a viagem de seis dias de Kolwesi, na República Democrática do Congo, para o Lobito demonstra que o corredor é a rota ocidental eficiente disponível para os minerais e metais produzidos na chamada Copperbel da RDC.
A Lobito Atlantico Railway é uma joint-venture integrada pela companhia Trafigura, Mota Engil e a operadora de caminhos-de-ferro Vecturis.
Os Estados Unidos prometeram 250 milhões de dólares para apoiar o corredor do Lobito