Primeira-ministra indigitada de São Tomé e Príncipe apresenta membros do Governo

  • VOA Português

Ilza Amado Vaz

Ilza Amado Vaz foi nomeada na quinta-feira, 9, Primeira-ministra.

A primeira-ministra indigitada são tomense, Ilza Amado Vaz, apresentou este sábado, 11, ao Presidente da República 12 nomes para a composição ministerial do XIX governo constitucional do Arquipélago, menos um relativamente ao governo anterior.

A lista é composta por oito homens e quatro mulheres, segundo a carta divulgada pelo partido Ação Democrática Independente (ADI), quem indicou Amado Vaz para ocupar o cargo de chefe do governo.

A então ministra da Justiça, Administração Pública e dos Fireitos Humanos sugere cinco novos ministros e retira do executivo cinco outros. Entre os novos nomes encontram-se Isabel Domingos, atual embaixadora na China, que deverá ocupar o cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades; Samuel António, ex-comandante da Polícia Nacional, para ministro da Defesa e Ordem Interna; Ernestino Aguiar, ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares; Nilton Garrido de Sousa Pontes, para ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, e Ekneida Lima dos Santos, antigo Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, para ministro da Juventude e Desporto.

Mantém-se o ministro Genésio da Mata, no Plano e Finanças; José Nascimento de Rio, nas Infraestruturas e Recursos Naturais; Nilda Borges da Mata, no Ambiente, que passa a ocupar também a pasta do Turismo; Célsio Junqueira, no Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; Isabel de Abreu, na Educação, Ciência e Cultura; Ângela Costa, na Saúde e Direitos da Mulher, e Lúcio Magalhães, que sai do Ministério da Presidência do Conselho e Assuntos Parlamentares para o Ministério da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos.

Ilza Amado Vaz retira do executivo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Gareth Guadalupe; Jorge Amado, da pasta da Defesa e Administração Interna; Disney Silva, da pasta da Economia; Eurídice Medeiros, da Juventude e Desporto, e da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Abel Bom Jesus.

Na carta a ADI exorta ainda o Presidente da República "a agir com contenção e respeito absoluto às normas constitucionais", pedindo que se evite qualquer interferência na formação do novo governo. "Qualquer tentativa de ultraspassar os limites de sua competência representa uma violação à ordem democrática, podendo configurar abuso de poder", acrescenta o partido na carta.

Ilza Amado Vaz foi nomeada Primeira-ministra na passada quinta-feira pelo presidente são-tomense, Carlos Vila Nova. É a terceira mulher a ocupar o cargo.