O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, aceitou encontrar-se com o homólogo da República Democrática do Congo (RDC) Félix Tshissekedi.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 11, pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, após um encontro em Luanda entre João Lourenço e Paul Kagame.
Nomeado pela União Africana mediador da crise entre Kinshasa e Kigali, Lourenço recebeu no final de fevereiro o seu homólogo da RDC, Félix Tshissekedi, quem, na altura, aceitou falar com Paul Kagame.
No encontro de hoje, Tete António disse que “ficou acordado que o Presidente Kagame aceita o princípio de encontrar-se com o Presidente Tshisekedi, numa data a ser indicada pelo mediador, e também a parte ruandesa aceita o princípio, que já tinha sido acordado com a parte congolesa, no sentido de delegações ministeriais trabalharem para se chegar a este passo".
O chefe da diplomacia angolana lembrou, nas declarações aos jornalistas, que Luanda tem a tarefa de continuar os esforços para que os dois chefes de Estado se encontrem, para abordar a questão que afeta o leste da RDC, país com o qual Angola partilha uma fronteira de cerca de 2.500 quilómetros.
Os dois governos têm-se acusado mutuamente de ajudar forças rebeldes e em ambos os país.