O Presidente dos EUA disse nesta quinta-feira, 27, que vai iria impor taxas de importação de 25% sobre os produtos do Canadá e do México na próxima semana, como originalmente planeado, alegando que os dois governos ainda não estão a fazer o suficiente para conter o fluxo de drogas para os Estados Unidos.
Além disso, Donald Trump escreveu na sua plataforma de redes sociais Truth que também vai aplicar uma segunda taxa de 10% à China na próxima terça-feira, 4, sobre as suas exportações para os EUA, além da tarifa de 10% que impôs no início deste mês.
Veja Também Presidente Trump impõe taxas de 25 por cento à importação de alumínio e açoPequim também impôs taxa idêntica às exportações americanas.
“As drogas ainda estão a chegar ao nosso país vindas do México e do Canadá a níveis muito elevados e inaceitáveis, uma grande percentagem dessas drogas, muitas delas sob a forma de Fentanil, são fabricadas e fornecidas pela China.”
Veja Também Novas tarifas sobre produtos chineses entram em vigor e Pequim reageO Presidente tinha anunciado a imposição de taxas a produtos do Canadá e do México, dois dos principais parceiros comerciais dos EUA, no início do mês, mas adiou a entrada em vigor depois de a Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, ter dito que iria enviar 10 mil soldados para a fronteira norte do seu país para ajudar os EUA a controlar o tráfico de droga, enquanto exigia que Washington controlasse o tráfigo de armas para o seu país.
Veja Também EUA, México e Canadá chegam a acordo sobre tarifasO primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse que iria nomear um “czar do fentanil” para tratar do assunto.
Sheinbaum, cuja economia dependente do comércio envia 80% das suas exportações para os EUA, disse no início desta semana "esperar chegar a um acordo com os Estados Unidos", mas que se tal não for alcançado o seu Governo poderá impor taxas de retaliação sobre os produtos fabricados nos EUA.
Your browser doesn’t support HTML5
Que impacto poderão ter a tarifas do Presidente Trump?
Quando Trump anunciou pela primeira vez a pesada taxa nas importações canadianas, o primeiro-ministro do Canadá disse que era "totalmente injustificado" e prometeu impor um imposto de 25% a partir de 12 de março nos produtos de aço e de alumínio dos EUA,
Justin Trudeau sugeriu ainda a imposição de taxas sobre importações de automóveis, madeira serrada, produtos farmacêuticos e outros bens.
Veja Também Trump: Americanos podem enfrentar “dor” com novas tarifas sobre parceiros comerciaisMuitos economistas alertaram repetidamente que a imposição de taxas irão provocar aumento dos preços dos produtos e da inflação, que já problemática nos EUA.
O Presidente Trump reconheceu que poderia haver alguma "dor a curto prazo para os americanos", mas argumentou que as taxas acabariam por ser "benéficas para a economia dos EUA".
Ele disse que as taxas também são um um incentivo para as empresas estrangeiras fabricarem mais nos Estados Unidos.
C/Ken Bredemeier