O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu nesta segunda-feira, a proposta de mobilidade no seio da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), apresentada recentemente pelo seu país e Cabo Verde.
Em declarações na Praia, onde começou sábado, 8, uma visita de Estado a Cabo Verde, Rebelo de Sousa lembra, no entanto, que é uma iniciativa que deverá ser debatida em termos técnicos antes do debate político.
“O debate poderá culminar na cimeira da Praia do ano que vem", sublinhou o Presidente português que admite “ um estatuto de cidadãos da CPLP residentes num ou noutro país, através de processos faseados".
O tema deverá estar presente nos encontros que Marcelo Rebelo de Sousa mantém hoje com o seu homólogo cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca, e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Rebelo de Sousa vai também receber as chaves da cidade da Praia, discursar na Assembleia Nacional e visitar a "Cidade Velha", a primeira cidadã portuguesa nos trópicos e património da humanidade pela UNESCO.