O presidente do Município de Nampula, em Moçambique, Mahamudo Amurane foi assassinado no início da noite desta quarta-feira, 4 de Outubro.
A notícia foi confirmada à VOA pelo vereador Ali Alberto, em directo de Nampula.
Your browser doesn’t support HTML5
Citando testemunhas oculares, Alberto diz que seis pessoas - três de cada ala - aproximaram-se do presidente, que estava na sua farmácia, atingindo-o com três balas.
Levado ao hospital, Amurane viria a falecer mais tarde no dia em que se assinalam os 25 anos da celebração do Acordo de Paz.
O atirador, afirma Alberto, terá sido "uma pessoa mestiça, baixinha, de calções brancos e camisete preta".
"Temos fortes desconfianças"
Alberto conta que apurou que algumas pessoas tentaram perseguir, mas tal não resultou por receio de disparos.
Sobre o que terá originado o assassinato, Alberto conta que "temos desconfianças, fortes desconfianças, mas neste momento não podemos avançar, é sigilo".
Na hora desta publicação, o elenco de Amurane, de acordo com Alberto, não tinha recebido nenhuma comunicação sobre o envolvimento da polícia no apuramento das causas do assassinato.
Amurane pertencia ao Movimento Democrático de Moçambique (MDM) mas há algum tempo a esta parte ele estava em conflito com o partido liderado por Daviz Simango.
A 22 de Agosto, por ocasião das celebrações do 61º aniversário da cidade de Nampula, Amurane anunciou que iria deixar o partido e constituir uma formação política para concorrer à presidência do município.
Your browser doesn’t support HTML5