O Presidente da Guiné-Bissau recebe nesta terça-feira, 16, os partidos políticos com assento na Assembleia Nacional Popular com a marcação de eleições legislativas antecipadas.
De acordo com o calendário do encontro, Umaro Sissoco Embaló começa por receber a coligação vencedora das eleições de 2023 PAI Terra Ranka, depois seguem-se MADEM-G15, PRS, PTG e de APU-PDGB.
Fontes bem posicionadas indicam que também o grupo do Inconformados que entrou em colisão com a direção do PRS, organizando um congresso paralelo, deve ser ouvido pelo Presidente.
Recorde-se que os partidos políticos com assento parlamentar divergem-se quanto às eleições que devem se realizadas no decurso deste ano.
PAI Terra Ranka, MADEM-G15, PRS e APU-PDGB defendem a marcação das eleições presidenciais e a reposição da legalidade democrática, com reabertura e normal funcionamento da Assembleia Nacional Popular.
Por seu lado, o Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG) corrobora a posição até agora assumida pelo Presidente, de realizar eleições legislativas antecipadas, em decorrência da dissolução prematura do Parlamento em Dezembro de 2023.
Depois das legislativas de 4 de junho do ano passado e da posse do Governo liderado pela coligação PAI Terra Ranka e do Parlamento em julho, o Presidente Umaro Sissoco Embaló dissolveu a Assembleia Nacional Popular, por uma alegada tentativa de golpe de Estado, e criou um Governo de iniciativa presidencial.