O presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine vai assumir o comando da Petrobras no lugar de Graça Foster. O Conselho de Administração da petrolífera está reunido em São Paulo para confirmar a escolha.
Entretanto, o anúncio oficial só deverá ser feito depois do encerramento dos mercados às 17h30m.
O mercado financeiro reagiu mal à escolha de Bendine para assumir a Petrobrás com as acções a caíram 7 por cento.
Aldemir Bendine foi nomeado para o Banco do Brasil em 2009 pelo então presidente Lula da Silva, de quem é muito próximo. Funcionário de carreira, antes de assumir o comando do Banco do Brasil, ele foi vice-presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo da instituição.
Com a ida de Bendine para a Petrobras, Alexandre Abreu, que é vice-presidente de Varejo do Banco do Brasil, assumirá a presidência do órgão.
O novo presidente da Petrobras, no entanto, esteve no centro de três polémicas no fim do ano passado. Ele foi acusado de favorecimento à "socialite" Val Marchiori através de empréstimos concedidos pelo BB e pelo BNDES. Além das denúncias sobre a socialite, o ex-condutor de Bendine disse ao Ministério Público Federal ter feito diversos pagamentos em dinheiro vivo a mando do chefe.
Em Agosto do ano passado, o novo presidente da Petrobras foi multado em 122 mil reais (quase 300 mil dólares) pelo Tesouro por não ter justificado origem de parte dos seus rendimentos.
Após o escândalo, Aldemir Bendine colocou o cargo à disposição, mas não foi aceite pelo Governo.