Presidente de Cabo Verde diz que atentado contra Trump é "altamente deplorável"

  • VOA Português

José Maria Neves, Presidente de Cabo Verde, Praia

José Maria Neves afirma que “tal atentado constitui um fato altamente deplorável não apenas para os Estados Unidos quanto para toda a comunidade de nações apostadas na democracia".

O Presidente de Cabo Verde considera o atentado contra o antigo Presidente dos Estados Unidos um fato altamente deplorável e diz que todos os atos de violência devem ser "veementemente condenados".

Num comunicado a partir de São Tomé e Príncipe, onde se encontra em visita, José Maria Neves afirma que "recebeu com imenso desgosto a notícia sobre a tentativa de assassinato do senhor Donald Trump".

Your browser doesn’t support HTML5

Atentado contra Trump "é um mau exemplo para as democracias africanas" diz Dino Matross

"Tal atentado constitui um fato altamente deplorável não apenas para os Estados Unidos quanto para toda a comunidade de Nações apostadas na democracia e no Estado de Direito Democrático", continua a nota em que, para Neves, "todas as tentativas de contaminação ou subversão das regras do jogo democrático, mormente em ambiente eleitoral, bem como todo e qualquer ato de violência na política, devem ser veementemente condenados onde quer que se verifiquem".

O Chefe de Estado cabo-veridano exprime ainda "os melhores votos de franca recuperação ao Presidente Donald Trump" e endereça "ao Presidente dos Estados Unidos, senhor Joe Biden, e a toda a Nação americana a firme solidariedade do povo e da República de Cabo Verde neste momento de mais uma provação à grande democracia americana".

Veja Também Líderes mundiais condenam atentado contra Trump e pedem fim da violência política

Na comunidade dos países de língua portuguesa, pronunciaram-se também os Presidentes do Brasil e de Portugal.

O Presidente brasileiro afirmou que o ataque "deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política".

"O que vimos hoje é inaceitável", escreveu Lula da Silva nas redes sociais minutos depois do atentado em Butler, na Pensilvânia na tarde de sábado, 13.

Your browser doesn’t support HTML5

Trump, o tiroteio e impacto na Convenção Republicana

Em Lisboa, o Presidente da República, Marcelo Rebelou de Sousa, expressou a sua “mais viva condenação” pelo atentado contra Donald Trump e apelou a que se combata com firmeza a violência política.

“O Presidente envia condolências à família da vítima mortal e deseja rápidas melhoras a todos os afetados. O Presidente apela a que se combata a violência política com toda a firmeza e em pleno respeito pelos valores democráticos”, lê-se na nota da Presidência da República.

Veja Também Trump diz ter sido “atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita"

Governantes dos demais países de língua portuguesa ainda não se pronunciaram.