O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, pediu uma "massiva participação no ato eleitoral" autárquico, no domingo, 1. O presidente discursou ao país durante o dia de reflexão que antecede as eleições.
"A maior ou menor comparência nas urnas determina a pujança da nossa democracia", lembrou Maria Neves naquele que é o primeiro apelo ao voto que realiza enquanto presidente cabo-verdiano.
O líder lembrou ainda a importância da votação para definir o poder local, recordando a importância de o legitimar.
José Maria Neves fez ainda referência à campanha que decorreu, segundo o presidente, de forma "ordeira" e "sem incidentes relevantes".
Veja Também Cabo Verde: Desafios do poder local em 32 anos de democracia autárquicaO discurso do presidente decorreu a par do comunicado de uma deliberação da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Maria do Rosário Pereira assegura estar tudo pronto para o dia das eleições. Contudo, segundo a CNE existem "danos reputacionais" no processo eleitoral devido à presença em ações de campanha do presidente do Núcleo Operacional de Sistemas de Informação (NOSI), a entidade que gestiona a informática do estado cabo-verdiano.
A CNE informou que durante o dia das eleições vão estar presentes membros da comissão e da Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) no centro de operações da NOSI, a fim de acompanhar a divulgação dos resultados eleitorais parciais e "reforçar" a confiança no sistema.
Em 2020 as eleições autárquicas em Cabo Verde registaram uma abstenção acima dos 40%. Cerca de 352 mil pessoas estão inscritas para votar nas eleições autárquicas.