Presidente da Renamo marca congresso para 15 e 16 de maio

  • VOA Português

Ossufo Momade, antigo secretário-geral da RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana), principal partido da oposição em Moçambique, durante conferência de imprensa na Beira, no dia 5 de Maio de 2018. (Foto de Adrien BARBIER/AFP)

Venâncio Mondlane diz que data foi acordada no tribunal, que analisa a liminar por ele interposta

O presidente da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, Ossufo Momade, marcou o congresso para os dias 15 e 16 de maio, depois de muita polémica, que terminou na justiça.

O anúncio foi feito de forma lacónica pelo principal partido da oposição na rede social Facebook, esta sexta-feira, 22.

"O presidente Ossufo Momade comunicou, através do seu mandatário, que a realização do congresso será nos dias 15 a 16 de maio, a ser confirmado pelo Conselho Nacional", lê-se na publicação.

Entretanto, o antigo candidato do partido à autarquia de Maputo, Venâncio Mondlane, que interpôs uma liminar junto do tribunal - que suspendeu as decisões do presidente e de outros órgãos da Renamo, por estarem fora de mandato -, afirmou que a marcação da data foi resultado de um acordo apresentado hoje em tribunal, que julga a providência cautelar sobre o congresso em definitivo.

Vários dirigentes da Renamo, dirigida por Mondlane, entre os quais se encontra o antigo secretário-geral do partido, Manuel Bissopo, têm pedido a marcação do congresso, onde se vai eleger o presidente da força partidária e, por consequência, o seu candidato à presidência, nas eleições de outubro.

De referir que o Conselho Nacional da Renamo reúne-se na segunda quinzena de abril onde se deve formalizar a data do congresso.