Presidente da AG da ONU em São Tomé e Príncipe com cooperação e eleições na agenda

Abdulla Shahid, presidente da Assembleia Geral da ONU, e Edite Ten-jua, ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, São Tomé, 18 Agosto 2022

Abdulla Shahid será recebido pelo primeiro-ministro, mas não pelo Presidente da República que se encontra na ilha do Príncipe

O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas iniciou nesta quinta-feira, 18, uma visita de menos de 24 horas a São Tomé e Príncipe a convite do Governo são-tomense.

Abdulla Shahid foi recebido pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Edite Ten-jua, com quem abordou a cooperação entre São Tomé e Príncipe e as Nações Unidas, com destaque para o apoio financeiro da organização para os programas de desenvolvimento no arquipélago.

O apoio das Nações Unidas aos processos eleitorais também foi tema de conversa, numa altura em que decorrem os preparativos para as próximas eleições legislativas autárquicas e regionais de 25 de Setembro.

Antes da sua partida prevista para as 17 horas locais, Abdulla Shahid reúne-se com o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus.

O encontro com o Presidente da República foi cancelado porque Carlos Vila Nova encontra-se na região autónoma do Príncipe.

A recuperação económica do país pós da Covid-19, o desenvolvimento sustentável, a protecção do planeta e outras prioridades de interesse comum integram também as conversações entre o presidente da Assembleia Geral da ONU e as autoridades são-tomenses.