João Lourenço exonera governadora de Luanda

  • VOA Português

Joana Lina, governadora da província de Luanda, Angola

Joana Lina será substituída por Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, secretária de Estado para o Ordenamento do Território cessante

O Presidente angolano exonerou nesta quarta-feira, 30, Joana Lina do cargo de governadora provincial de Luanda e nomeou para o seu lugar Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, até hoje secretária de Estado para o Ordenamento do Território.

Sem justificar a mudança, a Presidência da República informou que para o lugar de Luna de Carvalho foi nomeado Manuel José da Costa Molares D’Abril, que passa a ser o secretário de Estado para o Ordenamento do Território.

Joana Lima assumiu a governação da província de Luanda em Maio de 2020 em substituição de Sérgio Luther Rescova, que foi nomeado para o mesmo cargo no Uíge, tendo falecido mais tarde.

Durante o mandato de Lina, a chamada crise do lixo foi um dos maiores problemas que ela enfrentou, tendo a UNITA pedido a sua demissão, ao mesmo tempo que o Presidente da República criou uma comissão multidisciplinar para enfrentar a situação que continua a ameaçar a saúde pública em tempos de pandemia.

Não há qualquer informação se Joana Lina será nomeada para outro cargo.

Também hoje, o Presidente nomeou Hélio Delize Neto de Almeida para o cargo de vice-governador da província da Huíla para o Sector Técnico e Infraestruturas.