PR de Cabo Verde reúne-se com partidos políticos e espera que eleições decorram num ambiente de tranquilidade e paz

  • VOA Português

Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, (esq) e Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Soares, (dir), Bissau, 22 Outubro 2022

O Presidente de Cabo Verde encontrou-se nese domingo, 23, em Bissau, com os três partidos com maior representação no Parlamento, entretanto dissolvido, o Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), o Partido da Renovação Social (PRS) e o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde.

No final dos encontros, em separado, no último dia da visita à Guiné-Bissau, José Maria Neves abordou as eleições legislativas antecipadas e disse esperar que “que todas as instituições funcionem" e que "todos os partidos políticos participem nas próximas eleições”.

Veja Também José Maria Neves defende diálogo entre empresários guineenses e cabo-verdianos

Em conversa com jornalistas, ele acrescentou que, na sua qualidade, não lhe "compete nem avaliar, nem imiscuir nos assuntos internos da Guiné-Bissau, cabe aos órgãos de soberania, aos partidos políticos e à sociedade civil guineense equacionarem e resolver os seus problemas políticos", mas Neves mostrou-se disposto a "ser positivo, ajudar a construir pontes, ajudar a construir compromissos para o futuro”.

Quanto às eleições, José Maria Neves afirmou desejar que decorram num ambiente de tranquilidade, de paz.

"A Guiné-Bissau precisa de estabilidade, de paz e que todos possam participar nas eleições e que quem ganhar assuma a responsabilidade de governar e quem perder assuma a responsabilidade de fazer oposição”, disse o chefe de Estado cabo-verdiano.


Ele justificou os encontros com os três partidos de sensibilidade política diferentes com a necessidade de ter “uma ideia mais clara e precisa sobre a situação política nacional”.

José Maria Neves concluiu dizendo que "o que desejo é que a Guiné-Bissau esteja bem e que o povo esteja bem e nesse sentido também a região e Cabo Verde estarão bem”.

O Presidente cabo-verdiano terminou hoje uma visita de três dias à Guiné-Bissau, onde encontrou-se com o seu homólogo Umaro Sissoco Embaló, o primeiro-ministro Nuno Gomes Nambiam, deu uma palestra na Escola Nacional de Admnistração, visitou a Fortaleza de Amura e depositou flores nas campas de Amílcar Cabral e Nino Bernardo Vieira, reuniu-se com a comunidade cabo-verdiana em Bissau, visitou a Fábrica de Processamento de Castanha de Caju do Grupo Santy Comercial e encontrou-se com os três principais partidos políticos.

Nesta segunda-feira, 24, ele desloca-se ao Senegal para participar no Fórum Internacional sobre a Paz e Segurança em África.