Portugal: Extrema-direita espera avançar nas eleições de hoje

  • VOA Português

Os portugueses estão hoje a votar em eleições legislativas que ocorrem num cenário político marcado por escândalos de corrupção e dificuldades económicas que serviram para a erosão de apoio aos partidos moderados que há decadas que se alternam no poder, o Partido Socialista e o Partido Social Democrata

Isso deverá resultar num aumento a um partido populista de exrema direita, Chega, tal como tem acontecido noutros países europeus.

As sondagens indicam que o Chega deverá ficar em terceiro lugar atrás do Partido Socialista e da Aliança Democratica (PSD, CDS e PPM) mas com votos suficientes para jogar um papel na formação de um novo governo.

O Chega ganhou o seu primeiro lugar no parlamento em 2019, aumentado para 22 em 2022 e as sondagens indicam que esse número poderá duplicar nestas eleições

Os eleitores portugueses têm manifestado descontetamento com a falta de acesso à habitação cujos preços nas grandes cidades deixa-os fora do mercado devido a um subtancial aumento de compra por parte de investidores estrangeiros.

Os portugueses estão também entre os cidadãos da Europa Ocidental que menos ganham com uma média mensal de 1.640 dólares antes de impostos .

Cerca de três milhões de trabalhadores portugueses ganham mesno de 1.093 dólares por mês.

Há 10,8 milhões de eleitores registados em Portugal que vão eleger 230 deputados ao parlamento.