Se há poucas semanas eram os democratas que se preocupavam com a sua candidatura à Presidência, o afastamento de Joe Biden virou o jogo e agora são os republicanos que manifestam preocupação, com fontes republicanas citadas em jornais a sublinharem a necessidade do seu candidato Donald Trump se concentrar nas suas declarações na mensagem política da sua candidatura e não em insultos ou declarações sobre eleições roubadas e outras queixas.
Your browser doesn’t support HTML5
Na próxima segunda-feira inicia-se a convenção do partido democrata em que Harris será confirmada como candidata à presidência e Tim Walz como candidato à vice-presidência, no culminar de um processo histórico dentro do partido que viu o atual Presidente Joe Biden afastado da corrida a presidência.
Isso galvanizou as bases do partido democrata e as sondagens são um bom indicativo disso a mostrarem agora uma vantagem, ainda que mínima, de Harris sobre Trump a nível nacional e em alguns estados considerados vitais para a vitória eleitoral.
Veja Também EUA: A luta pelos Estados de batalha eleitoralA salientar que apesar dos números da sondagens terem melhorado para ela não alteraram substancialmente a situação de um país profundamente dividido.
A nível geral a média das sondagens dá uma vantagem de meio por cento a Harris e nos sete estados vitais para uma vitória em novembro, Trump continua em vantagem em cinco deles embora agora seja tudo dentro da margem de erro excepto num desses sete estados e Harris comanda agora em dois deles mas também dentro da margem de erro.
Ouça a reportagem aqui
Your browser doesn’t support HTML5
Your browser doesn’t support HTML5