Polícia dispersa manifestantes em Luanda

Assembleia Nacional de Angola, em Luanda

A Polícia de Intervenção Rápida entrou hoje em acção em Luanda para dispersar manifestantes em frente à Assembleia Nacional que exigiam a realização de eleições autárquicas simultaneamente em todos os municípios do país.

Your browser doesn’t support HTML5

Police dispersa manfiestação em frente ao parlamento angolano - 2:33

As unidades da PIR foram chamadas por elementos da polícia nacional que tinham exigido que os manifestantes se deslocassem para uma zona mais afastada.

Segundo Kambolo Tiaka- Tiaka, coordenador da Plataforma Cazenga em Acção (Placa), disse que a policia “agiu com brutalidade” contra os manifestantes usando gaz lacrimogéneo e “pistolas electricas”.


As organizações Projecto Agir e Plataforma Cazenga em Acção (Placa), sedeados nos municípios de Cacuaco e Cazenga, disseram que irão apelar ao boicote das eleições autárquicas caso um pacote legislativo prevendo eleições autárquicas em todos os municípios, não seja aprovado.

O governo tem defendido o principio do “gradualismo” afirmando que não há condições para autarquias funcionarem em todo o país

“Uma coisa eu garanto se não tiverem em conta as nossas reclamações nós Projecto Agir e Plataforma Cazenga em Acção (Placa), vamos boicotar as autarquias”,disse.