Polícia da moralidade regressa às ruas das cidades iranianas

  • VOA Português

Mulheres iranianas com diferentes véus numa rua de Teerão

Autoridades avisam de medidas contra quem usar vestes "não trdicionais"

No Irão as autoridades anunciaram o regresso às ruas das cidades do país da polícia da moralidade encarregada de garantir que as mulheres usam os véus que as autoridades dizem ser mandatado pela lei Islâmica.

A presença da polícia da moralidade nas ruas praticamente terminou depois de manifestações anti governamentais através do país provocadas pela morte o ano passado de Mahsa Amini de 22 anos de idade que tinha sido detida pela polícia da moralidade por alegadamente não usar corretametne o véu. Amini foi alegadamente agredida pelos agentes da polícia da moralidade antes de morrer.

;amistação em Teerão em Outubro de 2022

Saeed Montazer al-Mahdi, porta voz das Forças de Aplicação da lei , FARAJA, disse que a decisão de fazer regressar a polícia da moralidade foi tomada em resposta “a exigências do público , pedidos de diversos grupos sociais e instituições e o ênfase do presidents e do sistema judicial”.

O porta voz disse que todos os indivíduos que desafiarem normas sociais e aqueles que exibirem “vestimentas não tradicionais” serão tratados de acordo com a lei.

Veja Também Irão enforca dois homens acusados de matar um agente de segurança durante os protestos