Polícia moçambicana desmantela rede de garimpeiros em Manica

Garimpeiro detido em Manica, Moçambique

Houve um garimpeiro detido

A polícia da província moçambicana de Manica desmantelou uma rede de garimpeiros numa zona rica em ouro no distrito de Manica e apreendeu vários materiais usados na extração ilegal de minerais, que geralmente são depois contrabandeados.

Your browser doesn’t support HTML5

Polícia moçambicana desmantela rede de garimpeiros em Manica

“Foi uma operação da Polícia de Protecção dos Recursos Naturais e Meio Ambiente no distrito de Manica, que visa desencorajar a prática do garimpo ilegal, em particular os poluidores dos rios devido a esta acção”, revelou nesta sexta-feira-feira, 18, Leonardo Colher, chefe do Departamento das Relações Públicas no comando da Polícia de Manica.

A rusga da Polícia nos túneis ilegais de extracção de ouro na quinta-feira 18, acabou com a detenção de um garimpeiro, dos milhares que operam na zona, e apreendeu dezenas de geradores elétricos, motobombas, picaretas e pás usados na exploração.

Uma anterior operação da polícia foi repelida por garimpeiros, que entraram em confrontos com a força estatal.

Dias depois, a polícia deteve 80 garimpeiros, dos quais 50 zimbabueanos que foram, de seguida, deportados.

“A Polícia tem se desdobrado no terreno com vista a prevenir estes casos (de garimpo)” precisou Leonardo Colher, vincando que na “altura quando a Polícia se fez no terreno os integrantes desta pratica acabaram-se pondo em fuga”.

A região é desde há alguns anos palco de conflitos entre garimpeiros moçambicanos e zimbabueanos e entre estes e as autoridades policiais, em torno da exploração de ouro, muitas vezes ilegal, o que forçou o Governo a criar associações mineiras com pequenas concessões, onde é feita a exploração racional de ouro e ambientalmente sã.