Polícia investiga ataques em Londres

  • VOA Português

Pessoas fogem de atacantes

Um dos atacantes gritava "isto é por Alá" enquanto esfaqueava as pessoas

A polícia inglesa continua a investigar os ataques já considerados de terroristas pelas autoridades, que deixou na noite de sábado, 3, seis mortos e 48 feridos, além de três terroristas abatidos pela polícia.

As autoridades inglesas não confirmaram se todos os autores dos ataques foram mortos.

Alguns meios de comunicação indicam que um quarto homem pode ter fugido ao cerco policial motado logo após o alerta.

Os autores do atentado começaram a acção com um atropelamento em massa com uma carrinha na London Bridge, um dos principais cartões-postais da capital britânica, e continuaram a atacar pedestres com facas no Borough Market, um mercado próximo à ponte.

Um comunicado da Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres, a primeira ocorrência aconteceu por volta das 21 horas locais na London Bridge.

No local, os autores do ataque atropelaram com uma carrinha os pedestres que passavam pela ponte londrina, e seguiram em direcção ao Borought Market.

Relatos de testemunhas indicam que o veículo usado pelos terroristas saiu da área reservada aos carros na ponte e avançou contra os pedestres na calçada a mais de 80 quilómetros por hora.

"Isto é por Alá"

Polícia no local

Uma testemunha disse à imprensa ter pensado inicialmente que os ocupantes da carrinha tinham descido do veículo para ajudar as pessoas atropeladas, mas depois viu os homens esfaquear pessoas que estavam em bares e restaurantes nas proximidades do mercado.

A mesma fonte afirmou que um dos terroristas gritou "isto é por Alá".

A polícia ainda não detalhou quantas pessoas ficaram feridas no atropelamento em massa e quantas receberam ferimentos nos ataques à faca que ocorreram pouco depois.

Da mesma forma, não foram divulgados detalhes sobre como ocorreram as mortes.

Até agora, nenhum grupo terrorista reivindicou o ataque.

A Polícia Metropolitana de Londres revelou também que os suspeitos estavam "com o que pareciam ser coletes com explosivos, que depois acabaram por se revelar falsos".

A resposta dos agentes da polícia aos ataques foi rápida: as forças de segurança chegaram no Borough Market oito minutos depois do alerta, enfrentaram e mataram três suspeitos.

O comissário Mark Rowley adiantou que a polícia acredita por enquanto que apenas esses três tomaram parte no ataque, mas investiga a possibilidade da participação de mais pessoas.