A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu um mandado de detenção contra o administrador municipal de Benguela, Carlos Guardado, por suspeitas de corrupção, peculato e tráfico de influência, soube a VOA de fontes judiciais.
O documento foi emitido nesta sexta-feira, 10, e a qualquer momento o Serviço de Investigação Criminal (SIC) pode executar o mandado, numa altura em que o também primeiro secretário municipal do MPLA encontrava-se no município do Cubal, a 140 quilómetros da cidade de Benguela.
Guardado, um dos nomes na lista dos dirigentes a exonerar, deverá ser conduzido à cela SIC antes de ser interrogado pelo Ministério Público, que decidirá a medida a ser aplicada.
Entretanto, fontes da VOA indicam que o antigo director provincial da Hotelaria e Turismo, João Bernardo Kudy, enquanto funcionário da Administração Municipal de Benguela, terá sido detido também por suspeita dos mesmos crimes.
De acordo com fontes do partido no poder, Carlos Guardado deixará o cargo para Adelta Matias, actual administradora do Cubal, que tem sido muito elogiada pelo governador provincial, Rui Falcão.
PGR manda prender administrador de Benguela por suspeita de corrupção
Palácio provincial de Benguela