PGR angolana em contacto com Emirados Árabes Unidos sobre Isabel dos Santos

  • VOA Português
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos

Alvo de um mandado de detenção, portal diz que Isabel dos Santos reside no Dubai, que não tem acordo de extradição com Luanda

A Procuradoria Geral da República (PGR) de Angola está em contacto com as autoridades dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para discutir a situação da empresária Isabel dos Santos que se encontra radicada naquele país.

Veja Também PGR portuguesa faz buscas em banco que pertenceu a Isabel dos Santos

A informação é do portal Bellingcat, com sede na Holanda e especializado em investigações, que, com recurso a fotografias publicadas pela própria Isabel dos Santos em diversas redes sociais, como Instagram, concluiu que a empresária reside no Dubai, desde que foi emitido um mandado de captura internacional a 18 de Novembro pela PGR.

No Dubai, Isabel dos Santos possui um apartamento de luxo no condomínio Bulgari e foi aí onde morreu o marido Sindika Dokolo.

Veja Também “Um longo caminho” para Angola recuperar património de Isabel dos Santos nos PALOPs

Desde a emissão do mandado, ela deslocou-se ao Qatar para assistir ao jogo entre a Argentina e Croácia no Mundial de futebol.

O artigo da Bellingcat afirma que “em resposta a perguntas sobre a presença de dos Santos no Dubai o chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Angola disse-nos que estão a interagir com a Interpol e as autoridades dos Emirados Árabes Unidos.”

Veja Também Tribunal Supremo de Angola ordena congelamento de mil milhões de dólares de Isabel dos Santos

“A polícia de Dubai e o Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos foram também contactados e confirmaram as nossas perguntas mas até à publicação não responderam”, acrescentou.

De momento, não há qualquer tratado de extradição entre os EAU e Angola.

Your browser doesn’t support HTML5

Washington Fora d’Horas: Presidente angolano reage a acusações de Isabel dos Santos

Recorde-se que o Presidente João Lourenço esteve nos EAU no mês passado, onde assinou vários acordos, mas a situação de Isabel dos Santos não foi mencionada em qualquer declaração sobre a visita.