O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MOE-CPLP) às eleições presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais de Moçambique, Pedro Pires disse estar esperançado que as eleições da próxima quarta-feira, dia 15 de Outubro, serão bem-sucedidas.
Ao falr depois de um encontro com o líder da Renamo Afonso Dhlakama, o antigo presidente cabo-verdiano disse ter ficado mais esperançado ainda de que as eleições decorrerão muito bem.
Em nota enviada às redacções, Pedro Pires encontrou-se também com o chefe-adjunto da Missão de Observação Eleitoral da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Luwellyn Landers, o vice-ministro das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul.
Sobre este encontro, Pires afirmou que ambas as organizações têm os mesmos desejos e os mesmos interesses.
Na segunda-feira, o chefe dos observadores da CPLP encontra-se com o candidato da Frelimo Filipe Nyusi e o líder do MDM Daviz Simango
A missão de observadores da CPLP é constituída por 22 elementos, entre eles seis deputados da Assembleia Parlamentar da organização. A equipa estará em Moçambique até o dia 20 e vai marcar presença em Sofala, Quelimane, Zambézia, Nampula e Maputo.