Canadá: Tiroteio encerra parlamento em Otava e mata soldado (notícia actualizada)

Polícia canadiana de guarda ao parlamento após tiroteio em Otava (22 Out 2014)

Faleceu o polícia que fora atingido por atirador ainda por identificar oficialmente. Primeiro-ministro saiu a salvo do edifício onde se ouviram pelo menos 20 tiros.

Dezenas de tiros ouviram-se a meio da manhã desta quarta-feira no Parlamento canadiano em Otava depois de um atirador ter morto a tiro um soldado de serviço ao Monumento à Guerra, nas proximidades.

O atirador foi depois morto a tiro pela policia dentro do edifico principal do Parlamento.

A polícia fortemente armada, apoiada por blindados continua a cercar os vários edifícios parlamentares.

A policia diz também que está a procurar outro possível suspeito ou suspeitos e que foram ainda disparados tiros num centro comercial próximo.

O gabinete do primeiro-ministro Stephen Harper indicou que o chefe de governo deixara a área do tiroteio e se encontra a “salvo.”

A morte do soldado foi anunciada pelo ministro Jason qual afirmou que o Canadá “não vai ser aterrorizado ou intimidado” por este incidente.

Em Washington, Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca, disse que os Estados Unidos ofereceram assistência ao Canadá na investigação do ataque.

O incidente tem lugar dois dias depois de, em Montreal, um convertido ao Islão ter passado com o carro por cima de dois soldados, matando um deles.