Os 220 deputados angolanos tomaram posse, tendo Abel Chivukuvuku, líder da CASA-CE abdicado do cargo.
Fernando da Piedade Dias do Santos "Nandó", foi reeleito no cargo de presidente da Assembleia Nacional para a IV Legislatura que deverá ser marcada pela reforça do Estado e a instalação das autarquias.
Your browser doesn’t support HTML5
Abel Chivukuvuku enviou uma carta ontem ao Parlamento a informar que não assumiria a sua cadeira de deputado para continuar a dedicar-se exclusivamente à liderança da CASA-CE.
A confirmação foi feita à VOA por Lindo Bernardo Tito, porta-voz da CASA-CE.
Higino Carneiro, eleito primeiro vice-presidente, disse que um dos grandes objectivos do Parlamento, é ajudar “a ultrapassar a crise económica e financeira que o país vive”.
O cientista político Rui Candovo prevê uma oposição mais unida e aponta para a produção de legislação sobre a reforma do Estado e a instalação das autarquias locais como prioridades para os próximos 5 anos.
O presidente Fernando da Piedade dos Santos reconheceu que este parlamento será marcado por debates fortes já que há “um maior equilíbrio das forças” políticas.
O MPLA perdeu 25 lugares mas detém a maioria qualificada com 150 deputados, a UNITA tem 51, CASA-CE 16, PRS com dois e FNLA apenas um parlamentar.