PAM manifesta “profunda gratidão” por ajuda dos EUA a refugiados em Angola

  • VOA Português

Refugiados da RDC em Lunda Norte, Angola

O Programa Alimentar Mundial (PAM) disse que recebeu uma contribuicão de 900.000 dólares dos Estados Unidos através do Bureau de Ajuda humanitária da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos USAID.

Esta contribuição será “crucial” para apoiar os esforços da organização em fortalecer a resiliência dos refugiados e das comunidades onde estão inseridos na Lunda Norte.

Segundo o PAM a doação americana vai apoiar cerca de 6.300 refugiados da República Democrática do Congo com ajuda alimentar durante 12 meses.

Cerca de 1.200 desses refugiados vão também receber treino em tecnologias agrícolas modernas e administração das colheitas.

Cerca de 250 pessoas da comunidades angolanas onde os refuagiados estão inseridos deverão também beneficiar.

José Ferrão representante do PAM em Angola fez notar que os residentes do campo de refugiados de Lóvua fazem ainda face a “altos níveis de vulnerabilidade”, acrescentando que a maioria ainda depende de ajuda alimentar do PAM para as suas necessidades básicas alimentares e de nutrição .

“Queremos manifestar a nossa profunda gratidão ao goversno dos Estados Unidos pelo seu apoio contínuo que representa um avanço significativo em se fazer face às ncessidades críticas dos refugiados e das comunidades onde estão”, disse.

A salientar que desde 2017 o Bureau de Ajuda Humanitaria da USAID já contribiu com mais de 16 milhães de dólares para se ajudar a combater a fome e fortalecer a resiliância de comunidades afetadas pela fome