O presidente da Renamo, Ossufo Momade, reeleito no sexto congresso do partido que terminou na sexta-feira, 17, em Alto Molócuè, província moçambicana da Zambézia, será tamnbém o candidato à Presidência da República nas eleições gerais de 9 de outubro.
A informação foi confirmada pelo porta-voz do Conselho Nacional do partido, Marciano Macome, no final do congresso.
Veja Também Alto Molócuè: Ossufo Momade reeleito presidente da RenamoA cerimónia de encerramento foi marcada por música e declarações de diversas delegações provinciais que destacaram o ambiente democrático do evento e apoio ao presidente reeleito.
Os resultados da eleição anunciadas ns primeiras horas de ontem, Ossufo Momade obteve 383 dos 674 votos dos delegados, seguido de Elias Dhlakama com 147 votos,Ivone Soares, com 78 votos, Alfredo Magumisse, 48, André Magibire, 15, e Salvador Murema, dois votos.
Your browser doesn’t support HTML5
Após a reeeleição de Momade, o Presidente da República felicitou-o, disse que a Renamo deu passo significativo na democracia no país e manifestou a sua disponibilidade para "cooperar como parceiro politico em prol do bem-estar dos moçambicanos".“Ouvi que terminou o congresso da Renamo e, na qualidade de Presidente da Frelimo, aproveito para felicitar o vencedor das eleições. Quando há esse tido de eventos nesses partidos grandes o povo acompanha”, afirmou Filipe Nyusi, citado pela imprensa moçambicana, sublinhando que o processo das eleições internas na Renamo significa estabilidade política.
Veja Também Renamo precisa de um candidato presidencial forte, dizem analistas“Ouvi que terminou o congresso da Renamo e, na qualidade de Presidente da Frelimo, aproveito para felicitar o vencedor das eleições. Quando há esse tido de eventos nesses partidos grandes o povo acompanha”, afirmou Filipe Nyusi, citado pela imprensa moçambicana, sublinhando que o processo das eleições internas na Renamo significa estabilidade política.