Organizadores dos Jogos Olímpicos cancelam o primeiro treino de triatlo devido à poluição do Sena

  • AP

Presidente da Câmara de Paris nada no rio Sena antes dos Jogos Olímpicos - Rio Sena, Paris, França - 17 de julho de 2024

Autoridades de Paris estão confiantes de que a qualidade da água irá melhorar para permitir que os atletas olímpicos nadem no Sena

O treino de natação do triatlo olímpico foi cancelado, no domingo, 28, devido a preocupações com a qualidade da água do rio Sena, mas as autoridades de Paris estão confiantes de que os atletas poderão nadar na famosa via fluvial da cidade durante os eventos reais na próxima semana.⁣

O triatlo masculino está marcado para terça-feira, 30, e o feminino para quarta-feira, 31. Os atletas deveriam ter tido a oportunidade de se familiarizarem com o percurso no domingo, mas os organizadores disseram que não quiseram fazer a etapa de natação após representantes da World Triathlon, autoridades municipais e regionais e outros decisores se terem reunido para discutir os testes de qualidade da água.

Presidente da Câmara de Paris nada no rio Sena antes dos Jogos Olímpicos - Rio Sena, Paris, França - 17 de julho de 2024

A qualidade da água do Sena está intimamente ligada às condições climatéricas. Após as fortes chuvas que caíram durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos na sexta-feira e os aguaceiros que continuaram no sábado, foi tomada a decisão de cancelar a prova de natação. Sem mais chuva prevista, os responsáveis dizem esperar que os atletas tenham a experiência única de correr no Sena.

“Vimos qual foi a dinâmica do Sena nas últimas semanas e é isso que nos deixa confiantes”, disse o Vice-presidente da Câmara de Paris, Antoine Guillou, numa conferência de imprensa no domingo.

Depois de eventos pluviométricos semelhantes no passado, a qualidade da água regressou a níveis seguros no espaço de 24 a 48 horas, disse Guillou.

No domingo, os organizadores dos Jogos Olímpicos fizeram eco da confiança dos responsáveis de Paris.

“Ainda estamos muito confiantes de que, com a previsão do tempo para as próximas 48 horas, a qualidade da água vai melhorar”, disse a porta-voz do Paris 2024, Anne Descamps. “Graças a todo o trabalho que tem sido realizado pelas nossas partes interessadas públicas, vimos que a qualidade da água do rio Sena melhorou significativamente”.

Veja Também Um século depois, os Jogos Olímpicos regressam a França

Se as preocupações persistirem quando chegar a altura da corrida, o primeiro plano de reserva é adiar os eventos de triatlo por alguns dias. Se a qualidade da água ainda não for suficientemente boa, a parte de natação do triatlo será cancelada e os atletas competirão apenas nas partes de corrida e ciclismo. Os triatletas, no entanto, manifestaram a esperança de que as águas estejam suficientemente limpas para poderem nadar.

A natação no Sena é proibida há mais de um século, em grande parte devido à má qualidade da água. Paris gastou 1,4 mil milhões de euros (1,5 mil milhões de dólares) para preparar o rio antes dos Jogos Olímpicos. Para além da parte de natação do triatlo, espera-se que a maratona de natação também seja realizada no rio. Entre as medidas tomadas para melhorar a qualidade da água, conta-se a construção de uma bacia gigante para captar o excesso de água da chuva e impedir que as águas residuais fluam para o rio, a renovação das infraestruturas de esgotos e a modernização das estações de tratamento de águas residuais. A chuva de sexta-feira fez com que a bacia construída perto da estação de comboios de Austerlitz fosse utilizada, ficando cerca de 20% cheia, disse Guillou.

No domingo, os responsáveis de Paris recusaram-se a divulgar dados mais atualizados, afirmando que os organismos que regem cada desporto têm as medições e que lhes compete decidir se os eventos devem ser realizados no rio.

Os responsáveis do Triatlo Mundial disseram que partilham a convicção dos responsáveis de Paris e dos Jogos Olímpicos de que o rio estará apto para a natação na terça e quarta-feira.

Torin Koos, porta-voz da World Aquatics, disse que “a qualidade da água do Sena será reexaminada” mais perto das provas de natação da maratona, que têm o seu dia de treino a 7 de agosto.