Oito pessoas morreram ao tentar atravessar o Canal da Mancha a partir de França

  • AFP
    AP

Embarcação da 'Gendarmerie Nationale' francesa no porto de Boulogne-Sur-Mer, França, a 3 de setembro de 2024.

Várias pessoas morreram no domingo, 15, durante uma tentativa falhada de atravessar o Canal da Mancha a partir do norte de França, informaram as autoridades francesas, citadas pela AFP.

Está em curso uma operação de salvamento e os sobreviventes da tragédia foram levados para o pavilhão desportivo da cidade de Ambleteuse, no norte da França, segundo um comunicado da câmara municipal da região de Pas-de-Calais, escreveu a AP.

Veja Também Senegal: mais de 400 migrantes ilegais interceptados no mar

O incidente de sábado ocorreu quase duas semanas depois de um barco que transportava migrantes se ter despedaçado no Canal da Mancha quando tentavam chegar à Grã-Bretanha vindos do norte de França, mergulhando dezenas de pessoas na traiçoeira via fluvial e provocando 13 mortos, segundo as autoridades.

No sábado, navios da guarda costeira e da marinha francesa resgataram 200 pessoas das águas traiçoeiras da região de Pas-de-Calais, de acordo com um relatório enviado pelas autoridades marítimas francesas responsáveis pelo Canal da Mancha e pelo Mar do Norte.

As autoridades marítimas afirmaram ter observado 18 tentativas de partida de barcos de França para a Grã-Bretanha no sábado.

Your browser doesn’t support HTML5

Migrantes atravessam África em piores condições

Antes do acidente de sábado, pelo menos 43 migrantes tinham morrido ou desaparecido quando tentavam atravessar para o Reino Unido este ano, segundo a Organização Internacional para as Migrações.

Em julho, quatro imigrantes morreram quando tentavam fazer a travessia num barco insuflável que se virou. Cinco outros, incluindo uma criança, morreram numa outra tentativa em abril. Cinco mortos foram encontrados ao longo de uma praia depois de um barco de migrantes ter tido dificuldades no escuro e no frio do inverno de janeiro.