Oficiais militares do Gabão declaram golpe

Imagem de televisão mostra soldados carregando o general Brice Oligui Nguema chefe da guarda presidencial que derrubou o presidente Ali Bongo

Os resultados das eleições gerais foram invalidados, pondo fim ao mandato de 56 anos do falecido Presidente Omar Bongo e de seu filho e sucessor Ali

Um grupo de oficiais do exército no Gabão, na Africa Central, afirma ter derrubado o governo do Presidente Ali Bongo. Os responsáveis anunciaram o golpe na manhã desta quarta-feira, 30 agosto, no canal nacional de televisão Gabão 24, momentos depois de a comissão eleitoral do país ter anunciado que o Presidente Bongo tinha ganho um terceiro mandato nas eleições gerais do último sábado.

Your browser doesn’t support HTML5

Militares anunciaram golpe no Gabão

O grupo disse que os resultados eleitorais foram invalidados, todas as instituições estatais dissolvidas e todas as fronteiras fechadas até novo aviso.

“Decidimos defender a paz pondo fim ao regime actual”, disse um dos oficiais.

Bongo assumiu o cargo pela primeira vez em 2009, após a morte de seu pai, Omar Bongo, que se tornou Presidente da nação rica em petróleo em 1967.

Presidente Ali Bongo Ondimba Nairobi, Quénia 16 Julho , 2023.


As eleições de sábado foram ofuscadas pela falta de observadores internacionais, levantando preocupações sobre a transparência. Posteriormente, o governo de Bongo restringiu o serviço de Internet e impôs um recolher obrigatório noturno em todo o país, dizendo que era necessário evitar a propagação de desinformação.

Foram ouvidos tiros em toda a capital do Gabão, Libreville, após a aparição dos oficiais na televisão.

Golpe no Gabão acende o debate sobre os líderes de longa data da África Central

O golpe declarado surge na sequência da derrubada militar do Presidente Mohamed Bazoum do Níger, no mês passado, o mais recente de uma série de golpes na África Ocidental e Central desde 2020.

O Presidente Bongo sobreviveu a uma tentativa de tomada de poder militar em Janeiro de 2019, enquanto se recuperava de uma AVC.

Ali Bongo preso em casa, filho acusado de traição

O Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, está detido em casa e um dos seus filhos foi preso por "traição", disseram oficiais militares na quarta-feira, horas depois de anunciarem que tinham derrubado o governo.

“O Presidente Ali Bongo está em prisão domiciliária, rodeado pela sua família e médicos”, disseram num comunicado lido na televisão estatal.

O filho e conselheiro próximo de Bongo, Noureddin Bongo Valentin, o seu chefe de gabinete Ian Ghislain Ngoulou, bem como o seu vice, dois outros conselheiros presidenciais e os dois altos funcionários do Partido Democrático Gabonês (PDG), no poder, "foram presos", disse um líder militar.

Eles são acusados de traição, peculato, corrupção e falsificação da assinatura do Presidente, entre outras acusações, disse ele.