Obus alegadamente lançado por Israel no Líbano fere quatro observadores das Nações Unidas

  • VOA Português

Fronteira entre Líbano e Israel

Televive diz não ter atingido qualquer veículo da ONU

Quatro observadores das Nações Unidas foram feridos por um obus no sul do Líbano, no mei0 de trocas de tiros entre Israel e o Hezbollah, anunciou neste sábado, 30, a Organização de Supervisão de Tréguas das Nações Unidas para o Médio Oriente (UNTSO, nas siglas em inglês).

A agência acrescentou que os observadores militares efetuavam uma patrulha a pé ao longo da 'Linha Azul'", que marca a fronteira com Israel, quando o obus explodiu.

Em comunicado, a UNTSO considerou ser "inaceitável atingir as forças de manutenção da paz", e apelou a todas as partes para que "cessem a intensa troca de tiros".

O organismo, que inclui observadores desarmados, é independente da Força Interina das Nações Unidas (UNIFIL), que tem cerca de 10 mil efetivos no sul do Líbano, na fronteira com Israel, para garantir a paz entre os dois países.

Por seu lado, a agência noticiosa nacional do Líbano ANI disse que "aviões inimigos", em referência a Israel, tinham bombardeado a região de Rmeich, onde ocorreu o incidente.

Entretanto, em Televive, as autoridades militares afirmaram em comunicado que, "contrariamente ao que foi noticiado pela imprensa, o exército não atingiu um veículo da UNIFIL na região de Rmeich esta manhã".