Segundo a Sala da Paz, fórum que reúne dezenas de organizações da sociedade civil de Moçambique, a projecção dos resultados das eleições de 15 de Outubro aponta para uma vitória do candidato da Frelimo e actual Presidente, Filipe Nyusi, com 72 por cento dos votos, o candidato da Renamo, Ossufo Momade, terá 21 por cento, enquanto Daviz Simango, do MDM, deve conseguir 5,8 por cento dos votos.
Sanchez Amor, Chefe da Missão dos Observadores Eleitorais da União Europeia, fez uma avaliação positiva do processo de votação desta terça-feira.
Your browser doesn’t support HTML5
"Quero sublinhar o facto do voto que foi ontem (15 de Outubro) e outra coisa que é o processo eleitoral que é mais completo, mas felizmente o dia das eleições ocorreu ode um modo tranquilo, pacífico, ordeiro. É verdade que havia muitas filas, os eleitores perdiam um pouco a paciência, mas isso é bom porque demonstra o desejo do povo moçambicano de participar nas eleições", disse Amor.
"Agora estamos numa fase inicial do apuramento dos dados e só quando houver mais informação é que poderemos ter uma opinião sobre esta segunda fase e a que vai seguir que tem que ver com os possíveis recursos judiciais" acrescentou Sanchez Amor.