O Presidente Barack Obama recebe hoje, 7, na Casa Branca, os republicanos vitoriosos nas eleições legislativas de Terça-feira nos Estados Unidos. Ambos lados vão avalia os projetos que podem ser aprovados nos próximos meses, apesar dos anos de confronto.
Na preparação para o almoço na Casa Branca, ficou claro que Obama e os republicanos, que vão controlar o Congresso a partir do próximo ano, continuam nesta era pós-eleitoral em posições contrárias, assim como antes da votação de 4 de Novembro.
O presidente da Câmara dos Deputados John Boehner e o senador Mitch McConnell, que deve se tornar o novo líder da maioria do Senado em Janeiro, disseram que pretendem encaminhar projetos de lei que revogam total ou parcialmente a reforma do sistema de saúde promovida por Obama.
O Presidente já respondeu dizendo que irá ignorar os avisos republicanos e usar seus poderes executivos para aliviar algumas restrições sobre residentes em situação irregular, uma vez que os republicanos da Câmara se recusam a levar adiante a reforma imigratória.