A escritora e ensaísta, Cíntia Gonçalves, disse na apresentação do livro “A Caricatura do Abandono” que “é uma obra vibrante em sete contos, nos quais Lourenço Mussango mostra a sua habilidade de transformar momentos comuns em histórias excepcionais, protagonizadas por personagens que reflectem a vida de homens e mulheres que carregam nos ombros o peso do abandono, do amor gorado, do passado esquecido e do sonho defraudado”.
Lourenço Mussango revelou que quando decidiu escrever o livro pensou exclusivamente em tudo que viveu.
Explicou ainda que caricaturara de várias coisas leva, naturalmente, a reflectir sobre acontecimentos do quotidiano.
O escritor disse igualmente, durante o lançamento do livro, que a sua intenção era que todos textos concorressem para um fim, e esse fim, salienta, é que sustentou o título que propõe.
O professor e jornalista Ismael Mateus, a quem coube a responsabilidade de apresentar o livro, disse que “ Lourenço Mussango é um excelente escritor que está a traçar a carreira para que no futuro seja bem-sucedido no mercado literário”.
“A Caricatura do Abandono”, segundo livro de Mussango, está à venda desde 22 de Março, quando foi lançado na Praça de Unidade Africana, no Miramar, em Luanda.
O livro de contos de Lourenço Mussango está composto por sete histórias, entre os quais se destacam “A Casa dos Vultos”, “A Caricatura do Abandono”, “;Vespertina Saída do Moribundo”,”;De Costas Viradas para Deus”, “O Coleccionador de Kitecas”,”;A Fotografia da Morte” e “Revelações à Mesa do Oceano”.
O autor disse que o livro chega ao mercado com chancela da Asas Papel Editora, e é publicado na “A Janela do Sol”. Segundo o autor, depois do lançamento oficial da obra, quem quiser adquirir o livro terá de contactar a direcção da editora porque é lá onde vão estar expostas as obras.
Lourenço Mussango nasceu em 1987, no município do Cazenga, em Luanda. Licenciado em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, é jornalista e escritor. Tem poemas, contos e crónicas publicadas em antologias e jornais.
É gestor de comunicação do Centro Óptico, editor da Asas de Papel Editora, coordenador do projecto cultural Sambizanga Ritmo & Poesia e articulista do jornal O País.