O “incrível” e “fora do normal” luso-guineense que é sensação em Portugal

  • VOA Português

Geovany Quenda

Benfica perdeu o jogador porque não lhe deu um quarto para viver

Um jovem jogador de futebol nascido na Guiné-Bissau está a ser descrito como um fora de série que apenas aos 17 anos de idade poderá tornar-se numa estrela mundial.

Veja Também Três africanos nomeados para prémios históricos da Bola de Ouro

Trata-se de Geovany Tcherno Quenda do Sporting de Portugal e foi convocado inicialmente para o jogo desta quinta-feira, 5 de setembro, pela seleção portuguesa mas que acabou por ser dispensado antes do jogo.

Quenda, como todos o conhecem, junta-se assim a outros jogadores de raízes da Guiné-Bissau que na Europa brilham em clubes e pelas seleções dos países onde se estabeleceram.

Na vizinha Espanha por exemploAlejandro Baldé é agora um jogador essencial na defesa do Barcelona e está lá também Ansumane Fati que teve um início de carreira também no Barcelona excepcional mas que depois devido a uma série de lesões deixou de ser protagonista na equipa tendo sido emprestado ao Brighton de Inglaterra. Agora de regresso ao Barcelona poderá ter de novo um papel na equipa esta época.

Danilo Pereira, agora na Arábia Saudita, mas que durante anos foi pedra essencial no Paris St Germain, Bruma avançado do Sporting de Braga e que também já jogou pela seleção de Portugal e Dayot Upamecano, do Bayern de Munique, são outros jogadores de raízes na Guiné Bissau que se tornaram em estrelas do futebol europeu.

Quenda começou a jogar na equipa juvenil da Amadora e depois juntou-se às equipas juvenis do Benfica, onde esteve de 2017 a 2019 juntando-se depois ao Sporting.

Veja Também CAN´2025: Palancas e Djurtus iniciam qualificação com vitórias

Porque deixou o Benfica

Diz a história que Quenda deixou o Benfica porque o clube não lhe garantiu um quarto para viver como lhe tinham prometido. No Sporting jogou pelos sub-15 e sub-17 onde marcou vinte golos numa só época.

Em fevereiro deste ano tornou-se no jogador mais jovem de sempre a jogar pelas reservas principais do Sporting com 16 anos de idade e esta época está integrado na equipa principal.

Antes de ser dispensado pouco antes do jogo com a Croácia, Quenda treinou com a seleção durante muitos dias e o seu colega de seleção Bernardo Silva disse que Quenda irá eventualmente provavelmente tirar-lhe o lugar na equipa e descreveu-0 como “impressionante”.

Your browser doesn’t support HTML5

Bernardo Silva fala sobre Quenda - 0:22

“Eu com 17 anos eu não jogava nos juvenis, não era nos juniores, eu não jogava nos juvenis do Benfica e portanto ver o Quenda com 17 anos titular do Sporting, representar a seleção nacional é porque merece e porque tem nível para estar aí”, disse Bernardo Silva.

O treinador da seleção portuguesa Roberto Martinez disse que Quenda é um jogador com “uma personalidade, uma qualidade, uma capacidade de adaptação incrível”.

Your browser doesn’t support HTML5

Roberto Martinez fala sobre Quenda - 0:12

“É uma qualidade que não é normal aos 17 anos”, acrescentou Martinez.

Cristiano Ronaldo, com 39 anos e que começou a jogar na seleção quando Quenda nem sequer era nascido. Ele disse que o jovem luso-guineense tinha ficado envergonhado sem saber o que dizer quando Ronaldo falou com ele.

“Eu estava a subir para o quarto vi o miúdo novo de 17 anos, o Quenda, e eu fui ter com ele” recordou Ronaldo.

Your browser doesn’t support HTML5

Cristiano Ronaldo fala sobre Quenda - 0:24

“Ele estava lá no fundo do corredor e eu disse-lhe: 'então jogador estás recuperado do jogo?', ele ficou ali um pouco envergonhado mas quem me conhece bem sabe que na seleção sou sempre, não digo um pai, mas um irmão mais velho”, acrescentou Ronaldo.