Número de candidatos democratas à presidência dos EUA passa para 20

Candidatos democratas num debate em Julho. 2019

A corrida para escolher que candidato democrata vai enfrentar o Presidente dos EUA, Donald Trump, nas eleições do próximo ano está a ficar um pouco mais clara: o que antes era um concurso que aparentemente adicionava participantes todos os dias está a começar a diminuir

A senadora Kirsten Gillibrand anunciou na quarta-feira que abandonaria a corrida em consequência dos baixos números nas sondagens. Ela era uma das candidatas que não se qualificou para o próximo debate a ser realizado em setembro.

O partido Democrata estabeleceu regras para determinar quem vai participar nos debates em que os candidatos têm a chance de mostrar frente a frente onde são melhores que os seus concorrentes.

Veja Também Biden e Harris podem repetir "embate" no segundo debate entre pré-candidatos democratas

Uma vez que muitos querem ser candidatos do partido em 2020, os dois primeiros debates foram divididos ao longo de duas noites.

Além de Gillibrand, o senador Michael Bennet, o governador de Montana Steve Bullock, a congressista Tulsi Gabbard, o bilionário Tom Steyer e a guru de auto-ajuda Marianne Williamson, não conseguiram obter o apoio necessário de 2% em quatro sondagens e doações de 130 mil pessoas.

Kirsten Gillibrand

Nenhum dos outros candidatos excluídos do debate anunciou decisões para encerrar a sua corrida às eleições presidenciais.

Mas mesmo antes das pesquisas finais envolvidas na escolha do próximo campo de debate saírem na quarta-feira, três candidatos já haviam desistido. O governador de Washington, Jay Inslee, o congressista Seth Moulton e o ex-governador do Colorado John Hickenlooper abandonaram as suas esperanças na Casa Branca.

Isso deixa os principais candidatos à votação a oportunidade de se distanciarem dos que estão no fundo do bloco e com mais tempo de antena na televisão a nível nacional.

Entre eles estão o ex-vice-presidente Joe Biden, os senadores Cory Booker, Kamala Harris, Amy Klobuchar, Bernie Sanders e Elizabeth Warren, o ex-congressista Beto O'Rourke, o ex-secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano Julian Castro, o empresário Andrew Yang e o presidente de câmara de South Bend, Indiana Pete Buttigieg.

Este número certamente vai reduzir, pois o partido realiza debates mensais até ao fim do ano, antes das eleições primárias para indicação do candidato democrata em fevereiro. O partido Democrata escolherá oficialmente o seu candidato numa convenção em julho de 2020, com a eleição presidencial marcada para quatro meses depois.