"Nós não temos medo de morrer, vamos liquidar toda esta ditadura", Ossufo Momade

  • VOA Português

Arquivo: Ossufo Momade, presidente da Renamo, em comício, Moçambique, 30 setembro 2023

A Renamo diz que vai continuar a realizar manifestações pacíficas até que a verdade eleitoral seja reposta em Moçambique.

Tal foi afirmado por Ossufo Momade, líder do partido, no Domingo, 29 de outubro, numa conferência de imprensa na qual voltou a denunciar manobras da Frelimo para viciar o resultado das eleições autárquicas de 11 de outubro.

Os resultados formais dão vitória a Frelimo em 64 dos 65 municípios, o que a oposição, baseada na contagem paralela, diz em bloco diz que resultado de fraude.

Your browser doesn’t support HTML5

Autárquicas em Moçambique: Polícia "não irá tolerar quaisquer atos de vandalismo", Orlando Modumane

"Nós vamos continuar com as nossas marchas até que tenhamos os resultados que espelham a vontade popular. O povo moçambicano é que depositou um voto de confiança ao partido Renamo. Nós vamos continuar a marchar. Nós não temos medo de morrer", disse Ossufo.

Continuando, Ossufo frisou: "Vamos liquidar toda esta ditadura, porque eu não tenho medo nem receio. Não é um ditador que vai fazer calar a vontade popular".

Para Momade, o "o único responsável por tudo quanto está a acontecer é o cidadão Filipe Jacinto Nyusi, que está escondido lá a ser guarnecido como se fosse algo que eu não sei dizer. Foi ele que provocou esta situação. Ele e os seus comparsas."

Na conferência de imprensa, Momade critou também, a actuação da Polícia que lidou com os manifestantes, em particular nas cidade de Maputo, Nampula, Nacala e Quelimane, onde há registo de mortes e feridos.

Filipe Nyusi ainda não se pronunciou.

Your browser doesn’t support HTML5

Polícia moçambicana usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestação em Maputo