Não viaje a Moçambique, dizem Grã-Bretanha e Estados Unidos

  • VOA Português

Moçambique está desde o início do ano na lista de países perigosos a não visitar ou a “reconsiderar” pela Grã-Bretanha e pelos Estados Unidos.

Com efeito Moçambique foi incluído na lista de países para onde deslocações são consideradas perigosas pelo ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.

Veja Também Municípios moçambicanos enfrentam “desobediência fiscal” que ameaça sua gestão

Os últimos países a serem incluídos na lista britânica de países a não serem visitados são para além de Moçambique, a Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Ucrânia, Irão, Sudão e Líbano.

Por seu turno o Departamento de Estado americano mantém Moçambique no nível 3 de aviso aos cidadãos americanos, de um máximo de quatro.

Dentro deste nível os americanos devem “reconsiderar” viajar a Moçambique devido a distúrbios resultantes de manifestações.

Os americanos, diz o departamento de Estado devem “reconsiderar viajar a Moçambique devido a questões sanitárias, crime, instabilidade civil e terrorismo”.

As manifestações tornaram-se “muitas vezes violentas” com “pilhagens, vandalismo e destruição de propriedade” e a resposta policial inclui muitas vezes “munições reais e gás lacrimogéneo”.

“O crime violento como assaltos é uma ocorrência comum”, diz o portal do departamento de Estado.

Avisa ainda que os americanos não devem devem viajar a “alguns distritos das províncias de Cabo Delgado e Nampula devido a terrorismo”.