O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, reuniu-se na tarde desta sexta-feira, 7, em Maputo, com o líder da Renamo, na oposição, Ossufo Momade, para discutir o processo de Desmobilização, Desmilitarização e Reintegração (DDR) dos guerrilheiros do antigo movimento rebelde.
A nota divulgada ao princípio da noite pelo representante do secretário-geral das Nações Unidas em Moçambique, Mirko Manzoni, informa que os dois líderes reafirmaram o seu compromisso com o DDR, mas não dá pormenores do encontro.
Veja Também Moçambique celebra 30 anos do Acordo Geral de Paz com apelos à reconciliação integralAnalistas políticos contactados pela VOA não afastam a possibilidade de Nyusi e Ossufo terem discutido também o tema das eleições distritais, cuja realização, em 2024, está em dúvida, apesar de terem sido acordadas entre o Governo e a Renamo.
Refira-se que na semana passada, em entrevista à VOA, o analista político Ismael Mussá sugeriu que Filipe Nyusi e Ossufo Momade se reunissem para discutir esta questão, que o Governo defende ser necessário aprofundar para evitar a sobreposição de competências entre os órgãos eleitos.
Veja Também Moçambique: Ex-guerrilheiros alertam que insatisfação com processo de desarmamento pode ameaçar a pazA Renamo, no entanto, diz que o processo deve ocorrer conforme estabelece a Constituição da República.