O município do Mungo é uma localidade que dista mais de 100 quilómetros da capital da província do Huambo e os seus moradores, perto de 100 mil pessoas, clamam pela falta de quase todos os serviços básicos como escolas, hospitais e sobretudo emprego para os jovens
Your browser doesn’t support HTML5
Um dos principais obstáculos com que se deparam é a distância entre o município do Mungo e a sede da província do Huambo, cerca de 110 quilémetros. Faltam hospitais materno-infantis e as mulheres encontram grands dificuldades para darem à luz.
Uma residente local, Bibiana César, disse haver muitas mortes, quer das mães quer dos seus filhos por falta de assistência.
"É um problema sério aqui no município e queremos uma solução do Governo, uma mãe sai do kimbo chega lá no hospital, não há medicamento e mandam comprar, mas ela não tem dinheiro", explicou.
Jovens queixam-se da falta de escolas e dizem que vão apenas até à sexta classe. "Escolas aqui está malaique, só tem uma classe”, disse Daniel Chingamba.
“Eu estudei até a sexta classe e já não consigo ir mais a frente", acrescentou.
A questão do emprego, dizem os jovens,é outra dor de cabeça no Mungo. "Aqui emprego não há, vivemos de biscates”, concluiu Daniel Chingamba.