Nerane Sumaila e seus sete filhos, residentes no distrito de Monapo, em Nampula, vivem desde a noite de segunda-feira (15), na varanda da sua vizinha. A sua casa e parte de bens domésticos foram destruídos pela chuva.
Desesperada, Nerane precisa de alimentação e meios para reconstruir a sua casa.
Your browser doesn’t support HTML5
Ela não é a única mãe vítima da chuva. Mais de 15 mil pessoas perderam parcial e totalmente as residências devido à chuva acompanhada de ventos, que se registaram nas últimas 42 horas em quase toda a província de Nampula.
As zonas mais atingidas foram a Ilha de Mocambique, Mossuril, Monapo e Meconta. Os residentes dalgumas destas áreas estão a ser retirados por barcos.
O caudal do rio Monapo aumentou e as pessoas que vivem nas proximidades foram retiradas. Neste momento, recebem apoio de outras famílias e mesquitas. As autoridades governamentais oferecem apoio às famílias para reconstrução de sua casas e alimentação.
Algumas vias de comunicação como as que ligam Monapo a Liupo e Mogincual, e Naguema e chocas Mar foram destruídas. Noutras vias, a degradação ficou acentuada. Um número não especificado de salas de aulas de construção precária ficou destruído.
No entanto, continua o trabalho de recolha de dados dos agregados afectados.
O Instituto de Gestão de Calamidades e o Instituto Nacional de Meteorologia monitoram a situação nas áreas afectadas, que estão a ser visitadas pelo governador Victor Borges.
Borges disse que a situação preocupa o seu executivo, mas já tinha sido prevista.