Namibe: Antigos funcionários acusados de desvio de fundos de campanha de vacinação

Tribunal provincial do Namibe (VOA / Armando Chicoca)

Dois antigos funcionários governamentais começam a ser julgados terça-feira no Namibe acusados do desvio de dezenas de milhões de kwanzas destinados a campanhas de vacinação.

Your browser doesn’t support HTML5

Dois antigos funcionários em julgamento por roubo de fundos de campanha de vacinação no Namibe – 1:40

Trata-se de Victorino Samuel acusado de ter desviado mais de 62 milhões de kwanzas e Inocêncio Feka Yamale Sakelo, igualmente acusado de ter desviado um montante de mais de 15 milhões de kwanzas, em prejuízo do estado, que se destinava à campanha de vacinação de febre-amarela, segundo a nota de pronúncia pelo Juiz de Direito Ernesto Silvério.

Segundo a nota de pronúncia Victorino Samuel e Inocêncio Sakelo, “incorreram num crime de peculato na forma continuada e crime de compulsão de forma premeditada"

Esvandra Sebastião, Magistrada do Ministério Público no Namibe disse que o dinheiro estava destinado à “repartição de saúde pelo governo do Namibe, que serviria para fazer face ao plano de contingências epidemia da febre-amarela no ano de 2016”.

Francisco Kandjamba, jurista disse que os prevaricadores correm o risco da pena acima de 8 anos de prisão e a restituição do valor desviado.