Na Zâmbia, com um "peso sentimental", Kamala Harris termina visita a três países africanos

  • VOA Português

Vice-presidente americana Kamala Harris, recebida com danças em Lusaka, Zâmbia, 31 Março 2023

A vice-presidente americana Kamala Harris encontra-se na Zâmbia, a derradeira etapa da visita realizada a três países africanos, que termina neste sábado, 1.

Depois de ter estado no Gana e na Tanzânia, em Lusaka, Harris analisou com o Presidente a reestruturação da dívida e anunciou uma série de compromissos no sector privado, no valor de mais de 7 ml milhões, destinados a apoiar a resiliência, adaptação e mitigação do clima.

Veja Também Kamala Harris anuncia mil milhões de dólares para empoderamento económico de mulheers em África

“Um regresso volta ao lar”, foi como Hakainde Hichilema descreveu a visita de Harris ao país, enquanto ambos caminhavam pelos jardins do palácio presidencial, onde eram visíveis zebras, girafas e pavões.

Para Kamala Harris, esta paragem em Lusaka é especial, em virtude de ter estado lá ainda jovem, quando o avô dela vivia na capital da Zâmbia.

Your browser doesn’t support HTML5

Kamala Harris prevê um futuro de esperança para África

Ela visitou também um moderno edifício de escritórios, no centro da capital, onde o avô dela morou.

No encontro entre Hakainde Hichilema e Kamala Harris, o Presidente da Zâmbia apelou a uma ajuda dos Estados Unidos para a reestruturação da dívida externa no país, que deixou de pagar durante a pandemia da Covid-19 e que se aproxima de 15 mil milhões de dólares.

Your browser doesn’t support HTML5

Vice-presidente dos EUA realiza visita a África

"Carregamos um peso da dívida, que realmente dificulta o processo de reestruturação da nossa economia, e começa a anular os ganhos que obtivemos, como no mercado de câmbio", afirmou Hichilema

Em resposta, Harris prometeu uma série de investimentos tanto de privados como do Governo americano no combate à corrupção, ajuda nas reformas económicas e democráticas, e apoio ao desenvolvimento da agricultura.

Veja Também Harris promete nova era na parceria EUA-África

A vice-presidente manifestou apoio à reestruturação da dívida da Zâmbia, a maior parte da qual é devida a credores chineses.

"Continuaremos a defender a finalização rápida da reestruturação da dívida da Zâmbia e temos falado extensivamente sobre isso. O nosso Governo acredita que a comunidade internacional precisa ajudar países como a Zâmbia a se recuperarem. Portanto, reitero um apelo que fiz muitas vezes a todos os credores oficiais bilaterais para que reduzam significativamente a dívida da Zâmbia”, apelou Harris.

Ao longo desta viagem de uma semana que a levou a três países do continente, Harris abordou publicamente os laços históricos entre a África e os Estados Unidos, nomeadamente em Castelo de Cape Coast, no Gana, de onde saíram muitos escravos para a América.

Mas na Zâmbia, a visita teve uma forte componente pessoal, ao abordar, principalmente o avô dela que chegou a ser conselheiro do primeiro Presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda.

“Acho que como uma extensão do trabalho que ele fez aqui como conselheiro do Presidente Kaunda, ele se importava profundamente com a liberdade e a independência. E eu era a neta mais velha, então tive o benefício e a benção de passar muito tempo com ele quando criança, e ele realmente falava sobre isso", comentou Harris.

No Gana e na Tanzânia, onde se encontrou com a única Presidente mulher do continente, Samia Suluhu Hassan, a vice-presidente americana anunciou vários pacotes de ajuda e investimentos privados e públicos nos três países.