Na celebração dos 40 anos da USAID, Estados Unidos reafirmam apoio a Moçambique

Helen Pataki, diretora da Missão da USAID em Moçambique

Os Estados Unidos da América reafirmaram, nesta terça-feira, 18 de Junho, o seu apoio ao desenvolvimento a Moçambique. Tal foi manifestado na celebração dos 40 anos de atuação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), na cidade de Maputo.

Your browser doesn’t support HTML5

Na celebração dos 40 anos da USAID, Estados Unidos reafirmam apoio a Moçambique

O nosso apoio baseia-se no interesse comum de um Moçambique mais saudável, mais próspero, mais seguro, mais resiliente e mais democrático
Embaixador Peter H. Vrooman

A USAID abriu o seu escritório, em Maputo, em 1984, e desde então responde aos apelos do Governo de Moçambique em várias áreas. A agência ajudou a realibilitar, entre outras, infraestruturas como a ponte Dona Ana sobre o Rio Zambeze, em 1995; e a instalar uma estação satélite, que trouxe o primeiro sinal de internet ao país, em 1997.

Uma das acções bem visíveis do apoio da USAID a Moçambique é na área de saúde, particularmente na prevenção e combate à SIDA, e recentemente COVID-19, tal como mencionou o ministro moçambicano da Saúde, Armindo Tiago.

Democracia

“Embora tenhamos feito muito progresso juntos, ainda há muito a fazer”, disse Helen Pataki, diretora da USAID em Moçambique.

Pataki considera que “a parceria entre Moçambique e USAID conduziu mudanças transformadoras, em muitas áreas, desde a melhoria dos cuidados de saúde, educação, aumento da produtividade agrícola e desenvolvimento económico.”

Na cerimónia, o embaixador do EUA em Maputo, Peter H. Vrooman, recordou que a intervenção da USAID vai além do apoio ao desenvolvimento, tendo incluido ações para a manutenção da paz.

“Juntos removemos as minas abandonadas durante a guerra, salvando muitas vidas,” disse o diplomata, que sublinhou que “o nosso apoio baseia-se no interesse comum de um Moçambique mais saudável, mais próspero, mais seguro, mais resiliente e mais democrático”.